Um doidivanas mostra o seu saber por intermédio das palavras e um pouco da imagem. Poemas, opiniões, revisões. Uma mistura de sociedade e tecnologia. Com temáticas conforme me vou lembrando de escrever.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Nós recomendamos o Mint :)

Sem comentários

E começa a ser notório que o linux ganhou algum significado, contudo ainda são poucas as pessoas que arriscam a um sistema operativo que em caso de dificuldade poucos são os que podem ajudar. Bem hoje em dia com a Internet, esse tipo de pensamento já não deveria ocorrer, isto porque algumas pesquisas pelo google e certamente que vamos conseguir encontrar solução para o nosso problema. Pense sempre que, se está a ter o problema, não é o único e certamente a solução aparecerá com o tempo.
Mas falando agora mais de linux, baseado no Ubuntu (um para todos) uma distribuição que se tornou estável e muito celebre, apareceu o Mint.
Do ubuntu derivou por exemplo o blackbuntu, uma das distribuições preferidas dos hackers iniciados , com ferramentas em janela para quase tudo que é infiltrações, sou mais adepto do backtrack :), ainda escreverei um artigo sobre isso, mas se formos para trás o ubuntu deriva do debian :)
Mas continuando agora com o Mint, ou seja a andar para a frente, a ultima versão a 14 com o nome de código Nadia, revelou-se estável e está linda, nós estamos a recomendar o Mint exactamente por isso, a preocupação já não é a estabilidade pois isso está conseguido, a inovação está no aspecto, algo que esta distribuição sempre se preocupou.
Outro aspecto que já não é de preocupar é a instalação! Primeiro temos sempre a hipótese de arrancar com o DVD ou a PENDRIVE e ver como é que o sistema corre na nossa máquina, o chamado LIVE e depois se desejarmos instalar podemos fazê-lo a partir do LIVE sem grandes dificuldades e com possibilidade de arranque múltiplo (o chamadao dual-boot), onde ficamos com a opção ao arranque de qual sistema vamos arrancar, e ainda com algumas mais opções como teste de memória e claro para utilizadores avançados existe sempre a possibilidade de mais opções claro :).

Aplicações práticas de ter o Mint em DVD/PENDRIVE

Eu por exemplo ando sempre com uma LIVE numa PENDRIVE, e muitas vezes consigo desenrascar amigos que tem que reinstalar a máquina e não conseguem aceder aos dados basta arrancar com a PENDRIVE  e consegue-se facilmente copiar os dados para outro dispositivo.
Um amigo teve o disco avariado durante mais de meses e durante esse período usou o arranque pela PENDRIVE e utilizou a máquina sempre a partir do LIVE (Ficas-me a dever uma fitaboa ;)).
Verificação de discos, o Disk utility que vem incluído permite ver e fazer o teste aos discos com a tecnologia SMART, onde facilmente se consegue ver se o disco tem erros ou outro tipo de problemas. Considero este diagnóstico muito útil.
Então repare como técnico consigo, fazer teste à memória da máquina, fazer diagnóstico do disco e copiar os dados do disco para outro dispositivo, ou seja resolver muitos problemas :)
Como utilizador tenho um sistema estável e fácil de usar e claro se instalar o sistema consigo sempre personalizar muito mais e ter acesso a mais apliações.

Conclusão

Conseguir testar antes de instalar é uma grande vantagem e mesmo sem instalar a utilização é amigável e cada vez de mais fácil acesso e dá sempre jeito ter um DVD/PENDRIVE disponível.
Experimente e verá que consegue fazer muito, por tão pouco.
Página oficial de download 32bit, aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário