Um doidivanas mostra o seu saber por intermédio das palavras e um pouco da imagem. Poemas, opiniões, revisões. Uma mistura de sociedade e tecnologia. Com temáticas conforme me vou lembrando de escrever.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Live do Mint em Português

Sem comentários
Já referimos no artigo, nós recomendamos o Mint, que o Mint era a nossa distribuição favorita, já desenrascou um amigo durante algum tempo, mas agora o cenário complicou. Outra pessoa amiga está com o disco danificado e não pode comprar outro de momento, mas arrancar com o LIVE em inglês é algo complicado para quem pouco percebe de computadores e nada de inglês!
Assim foi proposto um desafio, tornar a LIVE do Mint português.
Para isso é preciso fazer um remaster da ISO original e acrescentar os pacotes de língua portuguesa, com alguma busca pelo site da comunidade verifiquei que existe um artigo que esclarece direitinho todos os passos então foi mãos ao trabalho.
Depois de algumas horas, consegui finalmente ter a nova ISO como pretendido, uma masterização da versão linuxmint-14.1-mate-dvd-32bit.iso onde foi acrescentado o Chrome e o idioma português, definido português como padrão e configurado o teclado.
Enfim a ISO ficou enorme, pois como não podia deixar de ser era para mim essencial ter o Chrome, a razão é simples se vamos ter uma solução temporária, guardar os favoritos online é recomendado, ou seja com o Chrome podemos ter o nosso ambiente de navegação sempre igual, e visto que depois de reiniciar o computador tudo que tínhamos na LIVE se perde, ter essa funcionabilidade é excelente.
Assim neste momento já temos algo para mostrar.
Problemas desta versão:
  • Por ser tão grande pode não ser suportada por algumas BIOS
  • Não Cabe num CD, só num DVD
  • Não Cabe numa PEN DE 1Gb
Surge então a questão, que pacotes eliminar?
A versão original inclui um Office, será útil? Gimp para edição de imagens será necessário? Bem tudo depende do utilizador é certo, mas estou a estudar a redução para uma versão que permita um CD, assim permite também a opção da PEN de 1Gb, ficando a utilização mais limitada, certo, mas servindo uma maioria mais vasta.
Entretanto se tiverem uma PEN com mais de 1Gb podem experimentar sem problemas esta versão, o local de transferência encontra-se no endereço em baixo:

Nota: se transferiu a versão mint-14-marados-0.6-MATE-32bit.iso não se esqueça que tem sempre que abrir um terminal e executar o comando: dns-fix <enter> depois disso tudo funciona correctamente, e versão 0.7 tem esse problema corrigido.

Desfrute de um linux em português sem precisar de instalar nada.
Deixe um comentário com a sua experiência, dica, algo que gostaria que tivesse na versão LIVE.
Contribua para o melhoramento se assim o desejar.

Sem comentários :

Enviar um comentário