Um doidivanas mostra o seu saber por intermédio das palavras e um pouco da imagem. Poemas, opiniões, revisões. Uma mistura de sociedade e tecnologia. Com temáticas conforme me vou lembrando de escrever.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Linux TAILS - The Amnesic Incognito Live System

2 comentários
Tails Website
Nos meus passeios pela web, encontrei esta distribuição de Linux, baseada em Debian, já devidamente configurada para anonimato e segurança (no seguimento de um projecto já existente - Incognito) e também com algumas ferramentas úteis, entre outras :
- "ToR" (Um excelente Proxy) , para anonimato (IP/Host) na web, o tráfego passa em 3 Nodes com encriptações diferentes, e permite instalar um modo de servidor para servir de relay e ajudar á cloud - Tem um botao que permite ligar e desligar esta função, também como um painel de controlo.

- Firefox devidamente configurado pelos Devs para navegar por defeito em https (quando possivel), carregadinho de 'add-ons' para garantir segurança (ja testei funciona a 110%), estando disponivel um 'bundle' para Win/Mac/Linux do FireFox que corre como 'portable' em USBs, caso queiram testar (Projecto Tor (em inglês))
- Em vez do Secure Google Search SSL (https://encrypted.google.com/), que permite que o texto de pesquisa enviado não seja em formato de texto simples, o motor de pesquisa inicial é o Scroogle, funcionando por https/SSL , utilizando um serviço de proxy que permite que o google nao fique com registo de IP nem sejam guardados cookies, o histórico destes servidores scroogle que já por si é muito reduzido , são eliminados em 48horas.
- Javascript e outros desactivados por defeito para maior segurança, mas permitindo activação manual ou pontual.
- O serviço de mensagens (IM etc) vem também configurado para acesso por proxies em segurança.
O melhor de tudo é que corre perfeitamente bem num Live CD e corre ainda melhor em Live USB.

Deixo o link de acesso á distro para o caso de ficarem curiosos (lol), está disponivel a imagem para CD e USB, com validação de HASH MD5, para garantir que o ficheiro que descarregam não foi manipulado/alterado, um link de ajuda como instalar para CD/USB e também um link para quem estiver disposto a contruibuir, de muitas formas possiveis, para o projecto.

2 comentários :

  1. Experimentei e tudo muito bem, até o meu Facebook se passou pois eu percorri cerca de 1700Km em 5m. Isto porque fiz login antes de usar com Windows e depois, a usar fui morar um pouco mais longe de casa hehe
    Mas e para aceder ao HomeBanking, será seguro? Dará? Será que os bancos permitem esse Firefox kitado?!
    Não divulgarei demasiada info para a nuvem?
    Bem está visto que isto de anonymous serve para por exemplo jornalistas divulgarem notícias sem correrem risco!!
    Mas qual a utilidade do TAILS para o comum dos mortais? :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda ontem um amigo me disse que gostaria de aceder a certos conteúdos, mas como sabem de onde ele vem, portanto não anónimo, simplesmente barram-lhe os conteúdos que ele gostaria de aceder! Então a web não é livre! NÃO! Cada vez menos! Mesmo assim não significa que anónimo consiga aceder aos conteúdos, mas disse-lhe para tentar e com uns ajustes! Surpresa! Ele ficou maravilhado! hehe
    Aqui em Portugal, talvez tenhamos a sensação que conseguimos aceder a tudo, e acedemos a muito, agora imagine-se numa China, onde até este blog deve estar barrado :) Não seria encantador sentir o cheiro a informação menos censurada!

    ResponderEliminar