Um doidivanas mostra o seu saber por intermédio das palavras e um pouco da imagem. Poemas, opiniões, revisões. Uma mistura de sociedade e tecnologia. Com temáticas conforme me vou lembrando de escrever.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O problema dos chapéus

Sem comentários




Três matemáticos catedráticos fartam-se das habitações do campus universitário e decidem ir para a cidade procurar uma vivenda para os três. Uma mansão desperta o olhar de um deles e lá vão eles ver a mansão.

Quando chegam ao sótão viram um baú, o mais curioso tenta-o abrir, consegue e vê cinco chapéus à mexicano. Três deles tinham uma pinta preta em cima, os outros dois tinham pinta branca.

Depois de pensar um pouco um deles propõe um jogo.

Eles vendaram os olhos e tiram cada um seu chapéu, depois um desceu a escadaria do sótão até ao fundo, o outro ficou a meio e o último ficou lá em cima.

O último, que está em cima é o primeiro a desvendar e ao olhar para baixo para os chapéus dos amigos diz que não tem dados para saber a cor do chapéu dele.



Segue-se então o do meio e depois de desvendar e olhar para o chapéu da frente diz que não tem dados para saber a cor do chapéu dele.

O do fundo diz, já que nenhum de vocês tem dados eu já sei a cor do meu chapéu, nem preciso tirar a venda :)

Qual a cor do chapéu e porquê?



Philo Philos Pachem


Até por acaso

Sem comentários :

Enviar um comentário