Um doidivanas mostra o seu saber por intermédio das palavras e um pouco da imagem. Poemas, opiniões, revisões. Uma mistura de sociedade e tecnologia. Com temáticas conforme me vou lembrando de escrever.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O Defensor religioso contra o Ateu Saramago

1 comentário
Não se pronunciado católico mas seu defensor, um jornalista do JN na notícia, Ateísmo obsessivo de José Saramago, afronta o nosso nobel da literatura, chamando-o de criança ou infantil no que diz respeito a religião! Diz que é obsessivo um ideal cósmico meramente por não o entender!
Será assim tão dificil entender um ideal baseado na ausência de Deus!? Porquê obsessivo!?
Deus é uma definição humana, uma criação humana, assim como qualquer ideal. Ideologias ou crenças baseadas na existência de Deus servem meramente de consolo para os crentes, mas não levam a entendimento nenhum, deixam o crente meramente consolado temporariamente mas perdido na mesma, assim as psi ganharam mais força, pois tentam um entendimento pelo que é, o científico trará o saber e assim o entendimento.
Se eu disser: "Se todos nos iluminássemos o planeta seria bem melhor." ou mais perto da estrutura Saramago "O planeta seria mais pacífico se fossemos todos iluminados.", pouca importância faz, alguns entenderiam e esses sorririam.
Mas como Saramago disse: "O planeta seria muito mais pacífico se todos fôssemos ateus." foi criticado! Até parece bem entendivél, qualquer visão cósmica parece utópica, excessiva, mas o jornalista analisou-a como obsessiva para no fundo defender o clero e mostrar que Saramago adora maldizer tal classe! Aí é que talvez Saramago se porte como infantil ao dizer mal daqueles que prestam consolo e apeteceu-me rematar com as frases:

"Deixem-nos consolar as almas perdidas do corpo. Aqueles que procuram a verdade interior e a encontram não precisam de consolo."

Philo Philos Pachem

1 comentário :

  1. Olá Amigo, não pude deixar de acrescentar o meu comentário face ás tuas palavras. A meu ver a igreja claramente beneficia da "fé" dos humanos, assunto que por si preencheria um blog ou até um livro apenas expandido este assunto, que não é o meu objectivo neste momento,nos dias que correm a credibilidade das igrejas diminui, pois a consciência do homem está em evolução, o que faz da igreja uma "bengala" pois não prestam qualquer tipo de sabedoria espiritual que permita ao homem evoluir e ser realmente um humano melhor a todos os niveis, apenas mantem o "rebanho" coeso,e cria uma infindável lista de conflitos desnecessários, não querendo minimizar os crentes, pois não nego que por vezes possa ter alguns resultados positivos, mas se a verdadeira "história" for contada, não so a igreja, mas todas as religiões cessarão, pois a verdade e a sabedoria está dentro de todos nós, que somos tão divinos como qualquer outro humano que pisou os pés na Terra. Por ironia transcrevo uma frase de um sábio antigo que serve perfeitamente este propósito e que certamente todos reconhecerão a sua origem: "Busca a verdade e a verdade te libertará". O maior desafio deste mundo é a ignorância, procurem e encontrem, tal como outros o fizeram, e mesmo sem palavras serão O exemplo da inefável consciência universal que partilhamos.

    ResponderEliminar