Um doidivanas mostra o seu saber por intermédio das palavras e um pouco da imagem. Poemas, opiniões, revisões. Uma mistura de sociedade e tecnologia. Com temáticas conforme me vou lembrando de escrever.

domingo, 20 de abril de 2008

Rapaz de 13 anos alemão, baralha a comunidade científica e leva NASA a ter que desmentir a questão!!!

Sem comentários


Nico Marquardt,
foto de Michael Sauerbier,
para bild.



Depois de ter feito um projecto de escola, no âmbito científico intitulado como "Apophis - O Asteróide Matador", Nico publica online o seu achado, não foi preciso muito e a blogosfera encheu-se de notícias sobre o assunto, algumas diziam que a NASA tinha assumido o erro, outras falavam da genialiadade do rapaz!


Com ajuda de arquivos do Instituto de Astrofísica de Potsdam, na Alemanha, Nico Marquardt calculou que existe uma em 450 chances do asteróide Apophis colidir com a Terra. As estimativas da Nasa haviam indicado que as chances de colisão eram menores: uma em 45 mil.


Nico levou em consideração o risco do Apophis bater em um ou mais dos 40 mil satélites que estão na órbita da Terra durante seu caminho próximo ao planeta no dia 13 de abril de 2029. Se o asteróide atingir um satélite em 2029, isso vai mudar sua trajetória, e ele colidirá com a Terra em sua próxima órbita, em 2036.


No entanto, a agência espacial norte-americana informou que o asteróide não passará próximo ao cinturão de satélites no ano de 2029 e que a chance de colisão com algum satélite é extremamente improvável.

Com um pouco de bom senso e pesquisa veriam que Apophis é uma rocha de mais de 400 metros e um satélite artificial tem apenas 1% disso. A massa de Apophis é imensamente maior que a de algum satélite. Seria o mesmo que dizer que um trem pode descarrilar após se chocar com uma bola de basquete. Além disso, publicar cegamente que um garoto de 13 anos é mais esperto que toda a comunidade científica é, no mínimo, um desrespeito aos leitores.
Em: apolo11.com



Pensa-se que o blog de Nico teve mais de 3 milhões de visitas em 1 dia só com esta história! Quem diria que um projecto de ciência viria a ser um caso tão mediatico e público, mas a grande rede tem destas coisas, por isso meu caro blogger, verifique bem as suas fontes antes de começar a disparatar :)

Sem comentários :

Enviar um comentário